quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pedagogia e sua Prática

 
Os Tipos Mais Comuns de Professores



Professor Arrogante
Se acha o detentor do conhecimento. Gosta de parecer um mito, não aceita perguntas e desconsidera-as. Não acredita em si mesmo e não acredita em quase nada do que diz. Na verdade sofre um complexo de inferioridade e precisa se auto-afirmar.

Professor Inseguro
Tem medo dos alunos, teme ser rejeitado, não conseguir dar aula porque acha que sua voz não é tão boa. Não sabe passar a matéria apesar de ter preparado tudo, começa a aula várias vezes e se desculpa, o medo paralisa e dificulta o crescimento profissional. Se o professor não acredita no que diz, será ainda mais difícil ao aluno fazê-lo.

Professor Ditador
É aquele que não respeita a autonomia do aluno. Exige disciplina o tempo todo. Grita e ameaça. Dia de prova parece dia de glória: investiga aluno por aluno, proíbe empréstimo de material, ameaça quem olhar para o lado. Tem acessos de inspetoria higiênica, investiga as unhas das mãos e os cabelos. Grita exigindo silêncio quando o silencia já reinava desolado na sala. Tem necessidade de poder.

Professor Bonzinho

Diferente do ditador o bonzinho tenta forçar a amizade com o aluno.Traz presentes, dá notas altas indiscriminadamente. Seus alunos decidem se querem prova com ou sem consulta, em grupo ou individualmente, depois propala sua generosidade. Durante a prova responde as questões para os alunos, para que não fiquem triste e não tirem nota baixa.
Concede outra chance e dá  outra chance, dando uma prova idêntica à anterior.Pede desculpas por tudo.
OBS: A amizade é um processo de conquista e esse professor acaba sendo motivo de chacota entre os alunos.



Professor Livresco
Tem uma vasta cultura. Possui um conhecimento profundo da matéria, mas não consegue relacioná-la com a vida. Entende dos livros, não do cotidiano. Não utiliza dinâmica alguma, não muda o tom de voz e suas ações são sempre previsíveis. Não importa se o aluno está acompanhando ou não seu raciocínio, ele quer dizer tudo o que preparou para ser dito. Apesar de ter embasamento, dominar o conteúdo é preciso inovar.

“O professor precisa acreditar no que diz, ter convicção em seus ensinamentos para que os alunos acreditem e se sintam envolvidos.”


2 comentários:

  1. O professor ideal, não o bonzinho ou ditador, mas sim aquele que tem sua prática baseada na postura de um educador que consegue desenvolver em seus alunos as habilidades que lhe compete a partir de sua formação.
    Tayane

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  2. O PROFESSOR PERFEITO NÃO EXISTE. MAS NEM POR ISSO DEVEMOS FICAR ACOMODADOS. TEMOS QUE SER PESQUISADORES, INCENTIVADORES E AVALIADORES DAS NOSSAS PRÁTICAS.
    BEIJOS!!
    SIMONE

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